Facebook

CUT RO > LISTAR NOTÍCIAS > AGÊNCIA DE NOTÍCIAS > EMPRESAS DE ÔNIBUS DESRESPEIT​AM SEMTRAN, MP E JUSTIÇA E NÃO IMPLANTAM GPS

Empresas de ônibus desrespeit​am SEMTRAN, MP e Justiça e não implantam GPS

19/11/2012

Empresas de ônibus desrespeit​am SEMTRAN, MP e Justiça e não implantam GPS

Escrito por: Assessoria

CUT denuncia que empresas de ônibus desrespeitam SEMTRAN, MP, Justiça e não implanta GPS

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) protocolou, nesta segunda-feira (19), denúncia na Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público relatando que as empresas de ônibus ainda não implementaram o principal compromisso, firmado por ocasião do último aumento de passagens, para melhoria do transporte coletivo da Capital, que é a implantação de um sistema de monitoramento da frota através de Sistema Global de Posicionamento (GPS).

Foi entregue à Promotora de Justiça Daniela Nicolai de Oliveira documentos que compravam reiterados descumprimentos de prazos por partes das empresas. Inicialmente, tinha ficado estabelecido até maio de 2011 para instalação do GPS; depois, alegando dificuldades técnicas elas propuseram um novo cronograma que iria de setembro a dezembro de 2011, que foi novamente desrespeitado.

Já no dia 13 de janeiro deste ano foi realizada uma reunião na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, com a presença de representantes das empresas de ônibus e da empresa que iria instalar o sistema. Na ocasião ficou definido que a empresa que forneceria o sistema de GPS entregaria um cronograma até o dia 17 do mesmo mês, sendo assegurado que implantação estaria concluída em 120 dias após a assinatura do contrato; o que não foi cumprido até agora.

No último dia 03 de julho, nos autos do processo 0003366-75.2011.8.22.001 ingressado pela Promotoria do Consumidor, na 2ª Vara da Fazenda Pública, foi realiada uma audiência de conciliação na qual as empresas de ônibus firmaram novo compromisso sobre o GPS de que “até o final deste mês 100% das frotas será atendida”. Entretanto, informações obtidas pela CUT nesta segunda-feira, junto à SEMTRAN, dão conta de que nada foi implantado ainda; ou seja, até mesmo o compromisso assumido na Justiça as empresas descumpriram.

A CUT ressalta a importância da implantação do sistema de GPS, pois a SEMTRAN terá condições de acompanhar em tempo real a localização de toda a frota de ônibus e fiscalizar efetivamente se estão sendo cumpridas as ordens de serviços, com a quantidade de ônibus e horários de circulação. Sendo possível, ainda, disponibilizar informações aos usuários sobre os horários, adiantamentos ou atrasos. Em Jundiaí, São Paulo, sistema semelhante já está em pleno funcionamento. Veja vídeo no link a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=ohMKXIKnGHQ

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE RONDÔNIA
RUA BRASÍLIA, 2920 | SÃO CRISTOVÃO | CEP 76804-070 | PORTO VELHO | RO
Tel.: (69) 3212-1167 / 1182 | Fax: (69) 3212.1182 | www.cutro.org.br | CUT.RO@IG.COM.BR