Facebook

CUT RO > LISTAR NOTÍCIAS > AGÊNCIA DE NOTÍCIAS > APÓS REUNIÃO MAURO NAZIF DECIDE VISITAR ASSENTAMEN​TO JOANA D’ARC COM SECRETÁRIO​S NA SEGUNDA

Após reunião Mauro Nazif decide visitar assentamen​to Joana D’arc com secretário​s na segunda

19/09/2013

Após reunião Mauro Nazif decide visitar assentamen​to Joana D’arc com secretário​s na segunda

Escrito por: CUT

Após quase três horas de reunião, na tarde desta terça-feira (18), com representantes do assentamento Joana D’arc; além do presidente da Central Única dos trabalhadores (CUT), Itamar Ferreira, que também representava a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRO), do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), Luís Pires, de representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Comissão de Direitos Humanos da OAB e do INCRA; bem como, de vários secretários municipais, o prefeito Mauro Nazif decidiu conhecer pessoalmente a situação do assentamento, o que será feito na próxima segunda-feira (23), quando estará acompanhado dos titulares da SEMUSA, SEMED, SEMAGRIC E SEMAS.

Os representantes dos agricultores, sindicalistas, INCRA, MPF e OAB fizeram um relato ao prefeito e secretários presentes sobre a dramática situação das famílias, que foram duramente atingidas por impactos do lago da Usina de Santo Antônio. Os problemas são de várias naturezas, como infestação alarmente de mosquitos, animais peçonhentos e selvagens, estradas danificadas, escolas fechadas por alagamento e infestação de cobras, terra que se tornou improdutiva com o afloramento do lençol freático, problema endêmico de malária. Foram apresentados ao prefeito relatórios de estudos de vários órgãos como EMATER, CPRM, UNIR, EMPRAPA, INCRA e Comissão de Direitos Humanos da OAB; além de estudos das próprias secretarias municipais.

O objetivo da reunião foi solicitar que a prefeitura viabilize o retorno temporário das 266 famílias que estão acampadas em frente à Santo Antônio Energia, que permanecerão no Joana D’arc durante um período estimado de até seis meses; neste prazo o INCRA deverá viabilizar o reassentamento em uma nova área. A partir da luta destas famílias que estão há 68 dias acampadas e da mobilização do Grito da Terra 2013, foi agendada uma reunião na presidência nacional do INCRA no último dia 12, com a presença da Santo Antônio Energia, quando foram conquistados, além do reassentamento, cestas básica e uma ajuda de custo de R$ 939,85 mensal, este último benefício por quatro meses. A santo Antônio Energia está apoiando o INCRA na implementação de parte das medidas.

Além da comitiva do prefeito, estarão acompanhando Mauro Nazif na visita ao Joana D’arc a CUT, FETAGRO, STTR, INCRA, MPF e a Comissão de Direitos Humanos da OAB. Após esta visita será definido um cronograma de trabalho, com as ações emergências e em ordem de prioridades, como recuperação de estradas, educação para as crianças, combate à praga de mosquitos, posto de saúde, telas para as janelas das casas; além de medidas de assistência social. Para o presidente da CUT, Itamar Ferreira, “A postura do prefeito Mauro Nazif, de visitar o local com os secretários, cria uma expectativa positiva de que as providências emergenciais serão feitas com brevidade, para assegurar as condições mínimas de moradia”.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE RONDÔNIA
RUA BRASÍLIA, 2920 | SÃO CRISTOVÃO | CEP 76804-070 | PORTO VELHO | RO
Tel.: (69) 3212-1167 / 1182 | Fax: (69) 3212.1182 | www.cutro.org.br | CUT.RO@IG.COM.BR