Facebook

CUT RO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > NOTA PÚBLICA DA CUT – EM DEFESA DA LIBERDADE E AUTONOMIA SINDICAL

NOTA PÚBLICA DA CUT – EM DEFESA DA LIBERDADE E AUTONOMIA SINDICAL

31/05/2017

NOTA PÚBLICA DA CUT

Escrito por: Assessoria de imprensa

NOTA PÚBLICA DA CUT – EM DEFESA DA LIBERDADE E AUTONOMIA SINDICAL
 
A administração municipal de Porto Velho - RO tem agido com desrespeito à liberdade e autonomia sindical com atitudes autoritárias perante os servidores públicos municipais.
 
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) vem a público manifestar veemente repúdio à administração municipal de Porto Velho, que sob o comando do prefeito Hildon Chaves, tem agido de forma desrespeitosa e autoritária com os servidores municipais na questão da retirada do quinquênio.
 
De maneira atabalhoada, irresponsável e propagandista a administração municipal de Porto Velho - RO encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de lei complementar, que acaba com o quinquênio de servidores, sobre argumento de que representaria uma “economia” fabulosa aos cofres dos municípios, entretanto, estudos mais sérios feitos posteriormente demonstraram que a tal economia representaria apenas 5% do que fora falsamente anunciado como justificativa para cortar o direito.
 
Isto pode ser considerado uma medida enganadora e autoritária. É neste contexto que a servidora LUCIANA BASÍLIO se manifestou em uma assembleia de servidores, indignada com essa postura da administração do prefeito Hildon Chaves. Luciana se valeu do direito de livre manifestação do pensamento e expressão, não se referia ao cidadão, empresário e ex-promotor, mas sim às decisões do Chefe do Executivo municipal, que estava vilipendiando um direito da categoria.
 
O Sr. Hildon Chaves está se notabilizando em desrespeitar e procurar deslegitimar as entidades Sindicais, afrontando os direitos constitucionais e acusando-as em agir em defesa de direitos particulares, não reconhece o Direito de o Sindicato reunir-se com a categoria, por conseguinte, pratica assédio moral. Parece desconhecer o que são direito coletivos.
 
A CUT denúncia que a postura do prefeito, de processar judicialmente a servidora, tem como objetivo principal intimidar, servir de exemplo e inibir a resistência dos servidores em geral, contra esse e outros futuros ataques aos servidores municipais. A medida extremista é um modo de coibir a liberdade de pensamento e expressão uma afronta aos princípios democráticos.
 
Diante do exposto a CUT conclama todo o movimento SINDICAL de Rondônia, tanto do serviço público quanto da iniciativa privada, a hipotecarem todo apoio à servidora que está sendo processada na justiça, o que consideramos uma perseguição. Um apoio efetivo, inclusive, nos aspectos jurídicos, político-sindical e financeiro. 
 
Não vamos aceitar que LUCIANA seja transformada num “exemplo” do que acontece com quem desagrada a atual administração.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha "Anula Reforma"

http://anulareforma.cut.org.br

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE RONDÔNIA
RUA BRASÍLIA, 2920 | SÃO CRISTOVÃO | CEP 76804-070 | PORTO VELHO | RO
Tel.: (69) 3212-1167 / 1182 | Fax: (69) 3212.1182 | www.cutro.org.br | CUT.RO@IG.COM.BR